Comitê da Bacia Hidrográfica – O que é importante?

15/12/2014

voltar

Sou engajado no movimento escoteiro a mais de 20 anos, atuante no Grupo Ecológico Olho D’Água a 10 anos e participo do CBH-Pardo a 8 anos, tenho observado a piora, a degradação ambiental só aumentando; rios poluídos e morrendo devido a falta de proteção das nascentes, proteção das matas ciliares e assoreamento; sem falar do saneamento e resíduos sólidos. Fora a perda da biodiversidade.

Nos CBHs (Comitê de Bacias Hidrográficas) estão representados o Estado, Município e Sociedade Civil. Como todo os Prefeitos ou seus representantes são membros, usarei o que ocorre em meu município que com exceções ocorre em todas as outras bacias.

Aqui em Mococa, as árvores são culpadas de tudo de ruim que acontece. Se cai folhas, corta. Se quebra calçada, corta. Se acontece um acidente de transito, não é a falta de sinalização ou a imprudência que concorreram, mas sim as pobres arvores, então, corta. Se vai asfaltar uma vicinal e existem árvores, sendo necessário ou não, corta.

Uma propriedade rural (Fazenda) pertencente ao Estado que deveria ser excelência em preservação do Meio Ambiente e em pesquisa para replicar as boas práticas a toda comunidade, arrendou boa parte para o cultivo da cana de açúcar, o que denota total falta de criatividade e comprometimento.

Concessionária de energia elétrica que efetua podas drásticas desnecessárias.

Concessionária de água e saneamento que somente explora o recurso sem efetuar nenhum trabalho de proteção e ou recuperação dos mananciais.

E a responsabilidade de coibir é de quem? É de todos porem, é maior “a parte que toca” para aqueles que são agentes remunerados e representantes do estado com esta finalidade.

Para mim e para a entidade que represento no CBH estes problemas apresentados e a solução é que “são importantes” portanto, não podemos ir para a cama e “dormir o sono dos justos” após apresentar números frios e estatísticas de situação; precisamos sim, tomar pé da realidade e agir com rapidez.

Reitero que, enquanto não houver fiscalização realmente efetiva estamos proferindo muitas palavras e dando poucos tiros.

Nenzim

 
 
  O Olho D’Água é registrado no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas- CNPJ, sob o número 07.684.641/0001-51. Foi declarado de Utilidade Pública pela Lei Municipal nº 3569, de 21/dezembro/2005. Está sediado à Rua Dr. Agenor de Oliveira Andrade, 26, São Domingos - Mococa - SP