Proposta de Adequação Ambiental

26/02/2012

voltar

No dia 06 de dezembro de 2011 logo após a reunião entre o Grupo Ecológico Olho D’Água, CFPF e representantes da Prefeitura Municipal de Mococa para tratar das podas drásticas na arborização urbana o GEOD reuniu-se com o Sr. Prefeito Municipal, vice prefeito, coordenador do Meio Ambiente da PMM e consultora contratada para assessorar a participação da PMM no sistema Município Verde Azul.

A pauta abaixo, proposta pelo GEOD foi apresentada e discutida sendo que, se for aplicada, temos certeza de que o município não será mais desclassificado em nenhum programa governamental e tambem, seremos sem demagogia, uma cidade com melhor qualidade de vida, menores gastos com saúde, mais limpa e mais bonita.

Se por acaso não for implantado, então só nos resta lastimar.

Nenzim

................................................................................................................................................................................................................................................

PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO AMBIENTAL

1 - Departamento Ambiental Municipal com autonomia, comprometimento, capacidade operacional e competência para realizar o trabalho.

2 - Projeto Ambiental e gestão do mesmo pois, hoje só se atua em questões pontuais ou demandas criadas por munícipes.

3 - Fiscalização especifica treinada e comprometida com as causas ambientais.

4 - Divisão do município em setores para facilitar a checagem dos trabalhos realizados e fiscalizar a fiscalização.

5 - Instalação do serviço “cata bagulho” imediata.

6 - Instalação de “eco-ponto” para recolhimento de resíduos sólidos da construção civil e bagulhos.

7 - Criar convenio com empresas e entidades idôneas e qualificadas para destinação e reutilização dos resíduos.

8 - Implantação imediata do cumprimento das leis ambientais já existentes (sacolas plásticas, queimadas, etc.).

9 - Controle efetivo e imediato do livre movimento de animais domésticos nas ruas, parques, praças e APPs (cavalos, bois, cães e gatos).

10 - Instalação imediata de sistema de reciclagem dos resíduos residenciais (cooperativa de catadores, coleta seletivas e destinação), reduzindo a quantidade e aumentando a disponibilidade e longevidade do aterro sanitário atual e melhorando a qualidade de vida das pessoas que exploram esta atividade e, da população em geral pela melhoria da qualidade ambiental, preservando recursos naturais para esta e para as próximas gerações.

11 - Equipe para arborização e jardinagem das praças e parques do município.

12 - Limpeza e reflorestamento de todas as APPs dos 13 córregos urbanos.

13 - Acompanhamento em tempo real do cumprimento de todos os projetos instalados.

14 - Instalação de coletores padronizados nas ruas, praças e parques.

15 - Envolvimento da guarda municipal em todas as questões ambientais.

16 - Implantação imediata de arborização urbana conforme preconizado pela SMA e trabalho de conscientização da população com respeito ao bem cuidar do bem público.

17 - COMDEMA funcionamento conforme determinação legal.

José Roberto Pereira - presidente

................................................................................................................................................................................................................................................
 
 
 
 
  O Olho D’Água é registrado no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas- CNPJ, sob o número 07.684.641/0001-51. Foi declarado de Utilidade Pública pela Lei Municipal nº 3569, de 21/dezembro/2005. Está sediado à Rua Dr. Agenor de Oliveira Andrade, 26, São Domingos - Mococa - SP