Visita a Nascentes do Rio Canoas em 22 de Março de 2012.

26/03/2012

voltar

Uma das metas, objetivos do Grupo Ecológico Olho D'Água é a conservação do Rio canoas, que é o rio que abastece 100% da população de Mocoquense.

O Rio Canoas nasce no município de Guaranésia e suas nascentes estão nas propriedades Sitio Gruaranã e Fazenda Barro Preto, à altitude de 800 mts do nível do mar e desemboca no Rio Pardo no município de Mococa após percorrer 64km a altitude de 600 mts do nível do mar. Este desnível é o que nos garante uma boa qualidade de água pois o rio recebe em natura os esgotos das cidades por onde passa; pois somente Mococa em seu percurso trata 100% do esgoto coletado.

Ha diversos anos, o GEOD acompanha alunos principalmente da Escola Nova de Mococa em visita as nascentes, fazendo um trabalho de educação ambiental com os mesmos e também com os moradores do entorno; pois estes, até o inicio destas visitas nem tinham consciência da importância destas nascentes. Este trabalho já apresenta resultados positivos, pois os proprietários já isolaram a área dos animais domésticos, afastaram o plantio de cana e o Sitio Gruaranã já efetuou o plantio de 2.300 mudas de árvores nativas por nós doadas,o que já proporcionou um aumento significativo das vazões das nascentes e melhora do nível da biodiversidade.

O Meio Ambiente Agradece.

 

Veja as fotos do evento

 
 
 
 
  O Olho D’Água é registrado no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas- CNPJ, sob o número 07.684.641/0001-51. Foi declarado de Utilidade Pública pela Lei Municipal nº 3569, de 21/dezembro/2005. Está sediado à Rua Dr. Agenor de Oliveira Andrade, 26, São Domingos - Mococa - SP