Palestras proferidas nas EMEBs em parceria com a FUNVIC

31/08/2011

voltar

15/ 08/2011 EMEB Hermelinda Vieira
16/08/2011 EMEB Archibald Rehder
17/08/2011 EMEB Silvia Helena Dias Soares
18/08/2011 EMEB Profª Helena Scardazzi Converso
19/08/2011 EMEB Drª Maria Isabel Lima Camargo

Em todas as palestras o tema abordado foi a ÁRVORE

Procurou-se mostrar a todas as crianças a importância de cuidarmos de nossas árvores, dando a elas vários exemplos de o quanto nós seres vivos precisamos desta.

Foi demonstrado a todos que a árvore é um ser vivo, por isto, que ela requer um cuidado especial de todos nós. Foi abordado o porquê de se comemorar no dia 21 de Setembro o Dia da Árvore aqui no hemisfério Sul e dia 24 de Fevereiro no hemisfério Norte.

Foi demonstrado a todos os alunos que a árvore é como nós, portanto nasce, cresce e morre, e que é uma luta desigual na sua sobrevivência, a árvore só trás benefícios a nós seres vivos, suas raízes evaporam a água do ciclo hidrográfico e assim mantém o ar úmido, produz Oxigênio para a existência de todos os seres vivos e ainda fornecem frutos, produtos medicinais, carvão, resina, celulose, madeira, abrigo para os animais e muitas outras utilidades...

As palestras foram encerradas com duas frases que aprendi, segundo me consta, é são frases indígena que o GREENPEACE divulga por ai, são frases difíceis de ser entendidas por crianças, mas como em todas as palestras havia uma participação de professores, diretores e funcionários das escolas, foi tentado deixar para eles um recado a ser passado a todos que como nós se preocupam com o futuro do nosso Meio Ambiente.

“Apenas quando não houver mais peixes no mar, animais na fauna e árvores nas florestas é que o homem aprenderá que não se come dinheiro”.

“A árvore quando está sendo cortada, observa com tristeza, que o cabo do machado é de MADEIRA”.

Jomar Bena Galves – Diretor de Educação Ambiental do Grupo Ecológico Olho D’Água

 

Veja as fotos do evento

 
 
 
 
  O Olho D’Água é registrado no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas- CNPJ, sob o número 07.684.641/0001-51. Foi declarado de Utilidade Pública pela Lei Municipal nº 3569, de 21/dezembro/2005. Está sediado à Rua Dr. Agenor de Oliveira Andrade, 26, São Domingos - Mococa - SP