VOLTAR

 

30 DE MAIO - 1º DIA DO EVENTO

Na sexta feira 30 de maio, ás 10hs teve início a III SEMEAR, com exposição e venda de orquídeas vindas do ORQUIDÁRIO LOBATO, da cidade de São José do Rio Pardo, e da Floricultura EXÓTICA de Mococa.
O início do evento foi marcado por centenas de pessoas que cultivam ou são apreciadores desta formosa e delicada flor.
Estiveram presentes autoridades civis e eclesiásticas, empresários do seguimento, nosso Presidente Sr. BENEDITO MARTINS FILHO e seus diretores do Grupo Ecológico Olho D’água

 
     
 

31 DE MAIO - 2º DIA DO EVENTO

No sábado 31 de maio, ás 08:30s no Parque Ecológico João Trombini (parque esse, mantido e muito bem cuidado pela Gelita South América), houve a distribuição de mudas de árvores (cedidas gentilmente pela Gelita), para calçadas á população, também houve um plantio de várias mudas nativas – feito pelas crianças do Instituto Artesanato, sob a orientação de sua dedicada professora, a Engª. Agrônoma Luciana.
Estiveram presentes autoridades civis, empresários, diretores do Grupo Ecológico Olho D’água e suas equipes, e diversas pessoas moradoras no bairro São Domingos e de diversas partes da cidade.
No local foram distribuídos vários brindes gentilmente cedidos pela Gelita South América, dentre eles, camisetas e sacolas ecológicas – para os consumidores terem consciência em não usar as famosas “sacolinhas plásticas”, que tanto agridem nosso meio ambiente.
Ás 14hs houve a soltura de alevinos ás margens do rio Canoas.
Foram soltos diversas espécies, cedidos gentilmente pela COLPANI PESCADOS.
Estiveram presentes autoridades civis, empresários de Mococa e de Ribeirão Preto Sr. FLÁVIO LEME, que veio prestigiar e dar seu apoio ao evento, o GRUPO ESCOTEIROS GUARÁ chefiado pelo Sr. Carlos Eduardo Fávero, representando a SABESP estiveram presentes diretores, gerentes e funcionários desta grande empresa, que sempre apóiam os eventos do Grupo Ecológico Olho D’água representado pelo nosso Presidente Sr. BENEDITO MARTINS FILHO e de seus diretores com suas respectivas equipes.
Ás 15hs foi ministrado á todos os interessados, o curso “Cultivo de Orquídeas” no clube da praça.
O curso foi ministrado pelo Biólogo, Orquidófilo e Profº. Sr. LUIZ WALCYR BARRETO, estiveram presentes durante o curso diversas pessoas simpatizantes e colecionadores desta espécie, onde o resultado não poderia ser outro a não ser a satisfação plena de todos.
Pois neste curso, foram tiradas várias dúvidas, e passada todas as técnicas para o correto cultivo de orquídeas.

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 

1 DE JUNHO - 3º DIA DO EVENTO

No domingo 1 de junho ás 09hs teve início a Caminhada Ecológica, com a concentração de frente ao Parque Geninho Xavier com seu término na Praça Marechal Deodoro, no centro da cidade.
Estiveram presentes autoridades civis, empresários, profissionais liberais, alunos do Instituto Artesanato, Escola Zenaide, Clube Desbravadores, Atiradores do Tiro de Guerra 02-022, GRUPO ESCOTEIROS GUARÁ, representantes da Gelita South América, Caldeiraria São Caetano, SABESP com sua Ger. Adm. e Coml. Sra. VALÉRIA MOREIRA PASSONI, Metalúrgica INCA com seu Diretor Presidente Sr. RIAD XAVIER JAHUAR (Juninho) e sua equipe, EQUIPE 4 X 4, Presidente do Grupo Ecológico Olho D’água Sr. BENEDITO MARTINS FILHO com seus diretores e suas equipes.
A caminhada foi um sucesso total, mesmo embaixo de chuva, todos cumpriram o trajeto até o centro da cidade.
Na chegada a Praça Marechal Deodoro, fomos recepcionados pela Filarmônica de Mococa alegrando ainda mais ao evento.
Todos também receberam copos com água mineral, cedidos gentilmente pela ÁGUA MINERAL DA FLORA, para saciarem a sede.
E deu-se início a distribuição de vários brindes á todos os presentes.
Foram os brindes: sacolas ecológicas, kit´s da SABESP (com material didático), porta lixo pára veículos, sementes de árvores, mudas de árvores para calçadas e materiais explicativos sobre a importância de protegermos o meio ambiente.
Após o término desse evento, a maioria dos participantes foram ao Clube da Praça, onde continuava a exposição de orquídeas.
Durante todos os dias de eventos, contamos com a cobertura total e de altíssimo nível do Programa da TVD, TENDA DA CIDA e de toda sua equipe.

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 

2 DE JUNHO - 4º DIA DO EVENTO

Dia 2 de junho, tivemos início ás palestras, que vieram trazer inúmeras informações á todos os presentes, fazendo de todos agentes multiplicadores.
O primeiro palestrante foi o Sr. Dr. Paulo Finotti, com o tema “COBRANÇA PELA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO DOMÍNIO DO ESTADO DE SÃO PAULO”.
Químico Industrial na modalidade Engenharia Química, profº universitário, Presidente da Sociedade de Defesa Regional do Meio Ambiente – SODERMA, membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Pardo, do Conselho Curador do Instituto de Terras de São Paulo – Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania e da Ordem dos Velhos Jornalistas de Ribeirão Preto, Drº Paulo Finotti abordou temas de extrema importância á todos, como segue:
*COBRANÇA PELA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO DOMÍNIO DO ESTADO DE SÃO PAULO - LEI 12.183 DE 29/12/05.

*O ESPÍRITO DA LEI, ISENÇÕES, RESTRIÇÕES IMPORTANTES, FIXAÇÃO DE VALORES, TOMADAS DE DECISÃO, CRITÉRIOS GERAIS PARA COBRANÇA, BASES DE CÁLCULO, ABASTECIMENTO URBANO, entre outros.

Estiveram presentes diversas pessoas de todos os seguimentos, nosso presidente Sr. BENEDITO MARTINS FILHO acompanhado de seus respectivos diretores.
Palestras ministradas com este nível, mostra o trabalho sério que o GRUPO ECOLÓGICO OLHO D’ÁGUA vem traçando todos esses anos.
Aos interessados em ter essa palestra na íntegra, no formato Power Point, entre em contato com o Grupo, que estaremos a disposição para envio do mesmo.

     
     
     
     
     

 

3 DE JUNHO - 5º DIA DO EVENTO

No dia 3 de junho, nossa palestrante foi a Drª. Anamélia Frozoni Lomonaco, abordando o tema: “Resíduos”
Engenheira Ambiental com especialização em Gestão Ambiental e Farmacêutica Industrial, abordou um tema que atualmente muito se é discutido e é um dos mais graves problemas mundiais na atualidade.
Os resíduos são resultados da sobra de atividades da comunidade em geral, sejam industriais, domésticas, hospitalares, comerciais ou agrícolas. Resíduos podem ser ainda resultados das atividades das áreas de serviços, assim como de uma simples atividade pública, como a varrição. Eles podem se apresentar nos estados: sólido, semi-sólido e líquido.
Também foram apresentadas informações técnicas e curiosidades sobre os resíduos, classes que os resíduos pertencem, formas de reciclagem, legislação ambiental sobre a questão, além de programas ambientais.
Todos acompanharam atentamente á todas as explicações técnicas.
Nosso presidente Sr. BENEDITO MARTINS FILHO esteve presente juntamente com seus diretores.

     
     
     
 
 

4 DE JUNHO - 6º DIA DO EVENTO

No dia 4 de junho, nosso palestrante Sr. Ademir Carosia, com o tema “ATITUDE AMBIENTAL”
Paisagista mineiro, é especialista em jardins ecológicos, Jardim dos Beija-Flores, Jardim Cantante, Jardim das Borboletas, Jardim das Abelhas e Jardim Japonês.
É responsável pelos projetos de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Arceburgo,Sul de Minas.
Também é o responsável pela Recuperação da Mata Ciliar do Rio da Onça, Bosque dos Pássaros, Arborização Urbana, Paisagismo e Arborização do Parque Ambiental do município de Arceburgo, Praças e Trevos.
Em sua palestra Ademir, trouxe flores e plantas usadas em suas ornamentações paisagísticas, levando á todos formas e técnicas de seu trabalho.
Todos os presentes tiveram a chance de levar tal conhecimento para futuras realizações em seus espaços.
Nosso presidente Sr. BENEDITO MARTINS FILHO e seus diretores, acompanharam atentamente toda a palestra.

     
     
     
 
 

5 DE JUNHO - 7º DIA DO EVENTO

No dia 5 de junho, data em que festejamos o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, também foi a finalização do III SEMEAR.
E fechamos o evento com chave de ouro, tendo como palestrante o Engº. Agrônomo Sr. Harri Lorenzi, com o tema “Árvores Brasileiras”.
Engenheiro Agrônomo M. Sc. Instituto Plantarum de Estudos da Flora – Nova Odessa – SP, Autor dos Livros “Arvores Brasileiras”.
Harri também estará presente na Rare Fruit Council na cidade de Homestead – Flórida – Estados Unidos, no período de 10 á 13 de julho ministrando palestra com tema Frutas Raras do Brasil na Rare tropical Fruit Conference
Neste 5 de junho, Harri Lorenzi falou de seu trabalho no Institudo Plantarum, destacando a realização de expedições botânicas em todo o território brasileiro, onde são visitados os mais diferentes ecossistemas existentes.
No centro de pesquisa do Instituto, sediado em Nova Odessa – SP existem, além de laboratório e bem equipada biblioteca de taxonomia vegetal, um jardim botânico de 8 há com mais de 4 mil espécie vivas e um herbário com cerca de 20 mil exsicatas.
Harri passou á todos detalhes de árvores nativas e exóticas, falou sobre ramo florífero, fruto, semente, tronco e madeira.
Claro que Harri não pode falar das 352 espécies de árvores existentes em nosso país, mas explanou sobre a fenologia , ocorrência e obtenção de sementes e mudas.
Como se era esperado, a sua palestra foi sucesso absoluto, todos puderam aprender sobre nossas árvores, e aos que já tem um certo conhecimento puderam se aprimorar.
Nosso Presidente Sr. BENEDITO MARTINS FILHO e seus diretores, estão a partir desta data em uma graduação a mais para levar á todos a importância da preservação de nossas árvores.
Á todos que nos acompanham e acompanharam neste III SEMEAR, fica nossos agradecimentos, e esperando poder contar com a costumeira e valiosa colaboração de nossos parceiros nesta trajetória á novas conquistas e rumo ao IV SEMEAR de 2009.

Muito obrigado á todos.

     
     
     
     
     
 
 
 
 
  O Olho D’Água é registrado no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas- CNPJ, sob o número 07.684.641/0001-51. Foi declarado de Utilidade Pública pela Lei Municipal nº 3569, de 21/dezembro/2005. Está sediado à Rua Dr. Agenor de Oliveira Andrade, 26, São Domingos - Mococa - SP