VOLTAR

 

1 DE JUNHO - 2º DIA DO EVENTO

No dia 01 de junho começaram as palestras com profissionais de renome, e quem abriu a semana de palestras foi Dr PAULO FINOTTI, com o tema “Conceitos Ambientais”.
Tema esse de suma importância á todos nós, pois o Dr PAULO FINOTTI, exemplificou como sempre com riquezas de detalhes os esses conceitos.
Estiveram presentes ao Anfiteatro da FUNVIC – Mococa - SP, nosso presidente, Sr. Benedito Martins Filho, seus diretores, diversas pessoas preocupadas e interessadas em cuidar de nosso meio ambiente, presidentes de instituições não governamentais e diretores de setores públicos.
Mais uma vez para o SUCESSO da SEMEAR, podemos contar com a valorosa presença do Dr. PAULO FINOTTI que é, Químico Industrial na modalidade Engenharia Química, profº universitário, Presidente da Sociedade de Defesa Regional do Meio Ambiente – SODERMA, membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Pardo, do Conselho Curador do Instituto de Terras de São Paulo – Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania e da Ordem dos Velhos Jornalistas de Ribeirão Preto.
Com um vasto currículo desse, é claro que recebemos só ótimas informações.

 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 

2 DE JUNHO - 3º DIA DO EVENTO

Neste dia 02 de junho, em nossa jornada de palestras, tivemos a honra de nos ministrar o Engº Civil Sr. CARLOS ALENCASTRE, que em sua palestra com o tema “Política e Recursos Hídricos”.
O Sr. CARLOS ALENCASTRE, mostrou a todos os presentes números e estatísticas de como vem sendo aproveitada nossa água, mostrou a grandiosidade do Aqüífero Guarani, e de sua importância.
A palestra foi um grande SUCESSO, todos aproveitaram muito e dirigiram várias perguntas ao Sr. CARLOS ALENCASTRE.
Após tivemos o sorteio de sacolas ecológicas, onde mais uma vez o Grupo Ecológico Olho D’água faz o trabalho de conscientização para o NÃO uso de sacolas plásticas.
Estiveram presentes, nosso presidente Sr. Benedito Martins Filho, seus diretores, componentes do grupo, presidentes de instituições não governamentais, a presença marcante também dos atiradores do TG 02022 de Mococa.
Ao Sr. CARLOS ALENCASTRE fica nossos agradecimentos por seu vasto conhecimento na área e que gentilmente compartilhou com todos nós.

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
   
 

2 DE JUNHO - 3º DIA DO EVENTO

E as ações do Grupo ecológico Olho D’água, em comemoração ao IV SEMEAR – Semana do Meio Ambiente Regional, continua a semear esperanças.
Neste dia 02 de junho, foi efetuado o plantio de diversas mudas de árvores no estacionamento da FUNVIC – Mococa – SP, onde dentro de pouco tempo, todos os veículos ali estacionados poderão ficar á proteção de belas sombras generosamente dadas por nossa Mãe Natureza.
Além de que o prédio da faculdade terá um novo visual, muito mais agradável e saudável.
Os incansável componentes do Grupo, começaram o plantio as 17:30h, e foram até ao anoitecer, sem se preocuparem com a noite fria que estava chegando em nosso município.
PARABÉNS mais uma vez aos bravos componentes do Grupo Ecológico Olho D’água e a FUNVIC, pois para termos um ambiente agradável e saudável só DEPENDE DE NÓS...

     
     
     
     
     
     
 

3 DE JUNHO - 4º DIA DO EVENTO

Nesta quarta feira, 03 de junho, tivemos a honra de receber no anfiteatro da FUNVIC – Mococa – SP, o Engº. Florestal Sr. ALEXANDRE SPADONI, que abrilhantou a noite com uma palestra magnífica, muito interessante e de suma importância para todos.
Sr. Alexandre mostrou com riqueza de detalhes todo o trabalho que ele e sua equipe fazem na CBA – Cia. Brasileira de Alumínio, na cidade de Poços de Caldas – MG.
Com muitos detalhes, ele mostrou técnicas usadas por sua equipe onde o trabalho de reflorestamento feito em áreas que houve o trabalho de mineração pode-se deixa-la novamente como foi encontrada, ou seja, a área volta a ser nativa e a fauna volta a povoar esta área.
E por falar em fauna, Sr. Alexandre também mostrou a preocupação da CBA em proteger as espécies que povoam nossas matas.
Todos puderam participar da palestra juntamente com o Sr. Alexandre, pois ele desde o início interagiu com todos os presentes, tirando várias dúvidas, dando dicas e sugestões.
Após o término de sua palestra, todos saíram com a vontade de que querem mais, e com certeza o Grupo irá trazer novamente o Sr. Alexandre, pois o assunto é muito rico em informações, e os que lá estiveram ganharam esse presente MADE IN POÇOS.
Estiveram presentes nosso presidente Sr. Benedito Martins Filho, seus diretores, empresários, presidentes de entidades não governamentais, alunos de cursos ligados ao meio ambiente e dezenas de pessoas interessadas na proteção de nossas florestas.
Parabéns mais uma vez á todos do Grupo ecológico Olho D’água por mais esse SUCESSO na SEMEAR, e parabéns á CBA por ter pessoas tão competentes em seu quadro de colaboradores, pessoas assim vem mostrar que para termos um meio ambiente saudável só DEPENDE DE NÓS...

Carlos Aguiar
Diretor de Comunicação

     
     
     
     
 

4 DE JUNHO - 5º DIA DO EVENTO

Nesta quinta feira, 04 de junho, excepcionalmente foram ministradas duas palestras no anfiteatro da FUNVIC.
Todos os presentes puderam contar com a presença de três palestrantes de peso em nosso IV SEMEAR.
O primeiro foi o Sr. ADEMIR CAROSIA, paisagista especialista em jardins ecológicos, japonês e tropical.
O tema abordado em sua palestra foi: ÁRVORES, onde o palestrante trouxe diversas amostras de sementes, folhas, troncos e móveis feitos em madeira.
O Sr. Ademir deixou claro a importância de cada árvore em nossas vidas, e importância de preserva-las, as características de suas sementes, como são seus troncos e onde se emprega cada determinada madeira.
Todos os presentes receberam com muita atenção todas as explicações dada por esse profissional de renome no meio paisagístico.
A segunda palestra com o tema Empresa x ISSO 14001, foi proferida pelo Engº. Luís Américo Dal Bello, gerente Industrial da Metalúrgica INCA – Mococa – SP, e pela analista de laboratório – da mesma empres - Srtª. Natália Araújo Viana.
Nesta palestra ambos passaram á todos os presentes o significado e a importância de uma empresa estar certificada com a ISO 14001, certificação essa ligada ao meio ambiente.
Também apresentaram qual é a política ambiental adotada pela Met. INCA, o planejamento para a corrida á certificação, requisitos legais, e todas as exigências para tal certificação, que foi data a Metalúrgica INCA, pela empresa certificadora Bureau Véritas.
Todos os presentes saíram com uma carga de conhecimento de grande preciosidade.
Estiveram presentes nosso presidente Sr. Benedito Martins Filho, seus diretores, presidentes de instituições não governamentais, componentes do Grupo e demais pessoas interessadas em como pode-se ajudar a proteger nosso meio ambiente.

Carlos Aguiar
Diretor de Comunicação

     
     
     
     
     
     
     
 

5 DE JUNHO - 6º DIA DO EVENTO

Nesta sexta feira, 05 de junho, encerramos nossa semana de palestras com chave de ouro.
Tivemos a honra de nos ministrar uma palestra o Sr. MARCELO RIGOTTI, que abordou o tema: Plantas Medicinais Brasileiras Ameaçadas de Extinção e Propostas para a Conservação.
Sr. Marcelo apresentou á todos os presentes nossas plantas medicinais e como vem ocorrendo seu desaparecimento.
Também deixou claro a importância dessas espécies, o que devemos fazer para a sua proteção e de soluções para isso.
Cabe também á nossas autoridades tomarem as devidas providências, pois somos um país abençoado por Deus, termos uma flora medicinal invejável.
O mundo inteiro nos cobiça.
Mas quem esteve presente nesse último dia de palestras, pode contar com mais um grande palestrante que nos doou muito saber e experiência.
Estiveram presentes, nosso presidente Sr. Benedito Martins Filho, seus diretores, presidentes de entidades não governamentais, componentes do grupo e demais pessoas com interesse em se aprofundar mais em conhecimentos de nossa flora medicinal.
Á todos que acompanharam essa semana de palestras e aos fabulosos palestrantes que nos presenteiam com suas técnicas e conhecimentos, nosso muito obrigado, e marcamos desde já nosso próximo encontro em 2010.

Carlos Aguiar
Diretor de Comunicação

     
     
     
     
     
     
 

6 DE JUNHO - 7º DIA DO EVENTO

E foi com muito ânimo, dedicação e AMOR AO MEIO AMBIENTE, que encerramos esta IV SEMEAR.
A 3ª CAMINHADA ECOLÓGICA MOCOCA X ARCEBURGO.
Promovida pela escola FUNDAÇÃO de Mococa e Grupo Ecológico Olho D’água.
A caminhada ecológica teve início na cidade de Mococa – SP e seu término na cidade de Arceburgo – MG, onde todos os participantes do lado paulista foram calorosamente recebidos por seus amigos mineiros.
Durante a caminhada foram feitos plantios, comentários sobre nossa flora e nossa fauna.
Todos puderam ter um contato direto com nossa querida mãe natureza, onde todos puderam apreciar rios com águas calmas e vestígios de poluição causados pelo homem.
Ao chegarem na vizinha cidade mineira, todos foram recebidos no Parque Ambiental Francisca Stoqui Luz da Costa, onde houve o plantio de mudas.
Todos os participantes puderam também apreciarem as diversas de árvores existentes no parque, onde ficou claro que cuidar do nosso meio ambiente não tem fronteiras.
Estiveram presentes nosso presidente Sr. Benedito Martins Filho, seus diretores, alunos da Escola Fundação, Grupo de Escoteiros Guará, Componentes do Grupo, Presidentes de entidades não governamentais, cobertura da TV Direta, ecologistas, ambientalistas e demais pessoas interessadas na proteção ao nosso meio ambiente.
E chegamos ao final de mais uma SEMEAR, esperamos poder contar com a presença de todos novamente na SEMEAR de 2010, e que tragam mais interessados em proteger nosso meio ambiente.
Agendem para o próximo ano mais um encontro nesta semana que é toda dedicada a proteção á nossa MAE NATUREZA, pois para podermos deixar um planeta ecologicamente correto aos nossos herdeiros, apenas DEPENDE DE NÓS...

Carlos Aguiar
Diretor de Comunicação

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 
     
     
 
 
 
 
  O Olho D’Água é registrado no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas- CNPJ, sob o número 07.684.641/0001-51. Foi declarado de Utilidade Pública pela Lei Municipal nº 3569, de 21/dezembro/2005. Está sediado à Rua Dr. Agenor de Oliveira Andrade, 26, São Domingos - Mococa - SP